VISÃO DO ALUNO QUANTO AO PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Maria Janiclécia de Santana Sales Centro Universitário AGES
  • Helena Tavares de Souza Centro Universitário AGES

Resumo

O objetivo do presente artigo é compreender a visão do aluno no que se diz respeito ao professor de matemática, numa perspectiva metodológica e comportamental do mesmo enquanto ser mediador do conhecimento, quanto à resolução de problemas. Por sua vez, os estudantes principalmente do ensino fundamental II veem à matemática como um “bicho de sete cabeças”, pelo fato da mesma não ser trabalhada com mesmo encantamento que nas séries iniciais, levando a um grande afastamento do aluno e, consequentemente, à defasagem escolar. Dessa maneira, a ludicidade surge como uma nova forma de ensino, a qual por meio de jogos e softwares o professor pode estar estimulando os educandos a ter prazer pela matemática, levando em consideração ainda à aplicação do conteúdo de acordo com a realidade, pois o aluno sente-se estimulado a aprender quando percebe significado no conteúdo a qual estuda. Assim, o novo perfil docente, configura-se como um ser criativo e inovador a qual busca novos métodos de ensino a fim de facilitar a compreensão do alunado acerca da matemática. Desta forma, um bom professor de matemática se destaca mediante a sua forma de convivência, de ensino, principalmente nos recursos didáticos utilizados para atender as necessidades dos alunos.

Publicado
2018-07-24
Como Citar
SALES, Maria Janiclécia de Santana; SOUZA, Helena Tavares de. VISÃO DO ALUNO QUANTO AO PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Saberes, [S.l.], v. 1, n. 6, p. 28-44, jul. 2018. ISSN 2358-5986. Disponível em: <http://npu.faculdadeages.com.br/index.php/revistasaberes/article/view/77>. Acesso em: 16 dez. 2018.
Seção
Revisão Bibliográfica