A INFLUÊNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

algumas reflexões teórico-práticas

  • Andriele Morais de Santana Centro Universitário AGES
  • Glenda Airan Bispo dos Santos Centro Universitário AGES
  • Alex Reis dos Santos Centro Universitário AGES

Resumo

O artigo enfatiza a pertinência da qualificação das práticas docentes voltadas ao ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como a necessidade de refletir acerca do processo de formação de professores no contexto escolar, levando em consideração as novas demandas da sociedade atual. Desse modo, é importante destacar as contribuições das atividades lúdicas aplicadas nas aulas de matemática e a formação continuada dos respectivos professores nas escolas regulares. Para tanto, objetiva-se a promoção de aulas mais interativas no Ensino Fundamental I, vinculadas aos conceitos pertinentes à transposição didática, multiletramento, aprendizagem significativa e etnomatematica, que se relacionam a referente ciência do saber enquanto elementos presentes no processo de aprendizagem da Matemática. Ressalta-se também a necessidade de provocar mudanças a partir da melhoria e adequação das práticas de ensino utilizadas no processo de aprendizagem dos alunos, com o intuito de fortalecer as suas relações com os conceitos e procedimentos matemáticos. Nessa perspectiva, essas mudanças são compreendidas como melhorias na escola mediante a potencialização da aprendizagem de todos de acordo com as necessidades e anseios sociais.

Publicado
2019-05-03
Como Citar
DE SANTANA, Andriele Morais; SANTOS, Glenda Airan Bispo dos; SANTOS, Alex Reis dos. A INFLUÊNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Revista Saberes, [S.l.], v. 1, n. 8, p. p. 21-26, maio 2019. ISSN 2358-5986. Disponível em: <http://npu.faculdadeages.com.br/index.php/revistasaberes/article/view/152>. Acesso em: 12 ago. 2020.
Seção
Relato de experiência