Um olhar discente acerca dos métodos de ensino em Ciências Naturais

  • Eliel Souza Oliveira Centro Universitário AGES
  • Janiele Araújo Silva Centro Universitário AGES
  • Sebastião do Nascimento Batista Centro Universitário AGES
  • Ana Karla Araújo Montenegro Centro Universitário AGES

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as aulas de ciências, sob um olhar discente acerca dos métodos de ensino. Como área de pesquisa, abrangeu-se os municípios de Fátima e Jeremoabo - BA, entre os meses de junho e novembro de 2016, apresentando uma abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como procedimentos a análise exploratória, bibliográfica e descritiva, a partir do levantamento de dados. O estudo desenvolve-se em duas etapas: revisão bibliográfica em artigos científicos e livros que discutiam os métodos de ensino, utilizados nas aulas de ciências desde 1997 a 2016 e a segunda parte, a partir da aplicação de questionários, e diálogos com discentes. Por meio da pesquisa obteve-se que cerca 81% dos discentes afirmaram que a disciplina de ciências é importante, destacando-se o interesse em conteúdos relacionados ao corpo humano, com ênfase no sistema reprodutor; bem como, uma preferência pelas aulas práticas, aproximadamente 44,5%, seguidas do uso recursos áudio visuais nas aulas 35,09%. Em suma, é notório que existe um gosto predominante dos alunos pelas aulas de ciências e no tocante aos métodos, percebe-se uma atração por aulas que instiguem a curiosidade e a descoberta pelas experiências.

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS. O Ensino de ciências e a educação básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2008. 56p.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília (DF): MEC/SEF, 1997.

CACHAPUZ, A; GIL-PEREZ, D; CARVALHO, A. M. P; PRAIA, J; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. – 2. ed.- São Paulo: Cortez, 2011.

DEMO, Pedro. Habilidades e Competências: no século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2010.

______. Educação e alfabetização científica. Campinas, SP: Papirus,2010.

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. – São Paulo: Cortez, 2002.

KATO, Danilo; KAWASAKI, Clarice. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/03.pdf acesso em: 26/11/16.

KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. - 2. Ed- São Paulo: Moderna, 2007.

MUNFORD, D.; TELES A. P. S. S. Argumentação e a construção de oportunidades de aprendizagem em aulas de ciências. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.17 n.especial. p. 161-185.novembro .2015

MORAIS, M; ANDRADE, M. H. de P. Ciências- ensinar e aprender- Belo Horizonte. Dimensão, 2009.

OLIVEIRA, C. Ciências Naturais no Ensino Fundamental: Subsídios para professores e estudantes. São Paulo: Nelpa, 2011.

POSO, J.I.; CRESPO M.A.G. A aprendizagem e o ensino de ciências – do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. 5ª ed. – Porto Alegre: Artmed,. 2960. 2009

PORTO, A.; RAMOS, L.; GOULART, S. Um olhar comprometido com o ensino de ciências. 1. ed. Belo Horizonte; Editora FAPI, 2009.

REMPEL C.; STROHSCHOEN A. A. G.; GERSTBERGER A.; DIETRICH F. Percepção de alunos de ciências biológicas sobre diferentes metodologias de ensino. Signos, Lajeado, ano 37, n. 1, p. 82-90, 2016.

SANTOS, A; CANEVER, C; GIASSI, M; FROTA, P. R. A importância do ensino de ciências na percepção de alunos de escolas da rede pública municipal de Criciúma – SC. Rev. Univap, São José dos Campos-SP, v. 17, n. 30, dez.2011.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.17 n.especial. p. 49-67. novembro. 2015.

TRIVELATO, S. F; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências – Coleção Ideias em ação. São Paulo: CENGANGE Learning, 2014.
Publicado
2018-07-31
Como Citar
OLIVEIRA, Eliel Souza et al. Um olhar discente acerca dos métodos de ensino em Ciências Naturais. Revista de Educação ReAGES, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 55-62, jul. 2018. ISSN 2526-6594. Disponível em: <http://npu.faculdadeages.com.br/index.php/revistadeeducacao/article/view/78>. Acesso em: 19 dez. 2018.
Seção
Revisão Bibliográfica