Prática docente frente às novas demandas

  • Ademária Oliveira Santos Centro Universitário UniAGES

Resumo

O presente estudo teve como objetivo refletir sobre prática docente frente às novas demandas com relação ao uso das mídias digitais na escola. Especificamente buscou-se identificar como os recursos tecnológicos usados em sala de aula contribuem para a aprendizagem dos alunos. O caminho metodológico deste trabalho teve como base a observação da prática e aplicação de questionários com os docentes do ensino fundamental, onde pode-se perceber com a pesquisa que a mesma tem dificuldades em trabalhar com os recursos digitais, pois ainda estar “presa” ao ensino baseado no analógico. Diante disso, vale ressaltar que os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos, cabendo, portanto, ao professor saber trabalhar esses recursos na sala de aula, de modo a englobar a realidade dos alunos aos conteúdos estudados, visando despertar o interesse dos mesmos pela construção do próprio conhecimento, e contribuindo para uma aprendizagem significativa. Deste modo, o artigo refletiu a importância de também ter o trabalho  mediado pelas novas tecnologias, visando depertar o interesse e participação dos discentes, englobando no contexto da sala de aula a realidade social na qual estão inseridos.

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Publicado
2018-07-31
Como Citar
SANTOS, Ademária Oliveira. Prática docente frente às novas demandas. Revista de Educação ReAGES, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 43-54, jul. 2018. ISSN 2526-6594. Disponível em: <http://npu.faculdadeages.com.br/index.php/revistadeeducacao/article/view/41>. Acesso em: 17 out. 2018.
Seção
Artigos Originais