ENSINO-APRENDIZAGEM COM MÉTODOS INOVATIVOS

Tecnologia Digital da Informação e Comunicação no Semiárido Baiano

  • Paulo Wataru Morimitsu UNEB - Universidade do Estado da Bahia
  • Alzeni de Freitas Tomaz UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Neste artigo, destaca a desigualdade do acesso às tecnologias digitais no contexto educacional do semi-árido no nordeste do Estado da Bahia e a introdução da informação e comunicação em nuvens no curso de licenciatura de matemática, valendo-se das estratégias da metodologia de aprendizagem ativa, integrada com as tecnologias digitais a partir de dispositivos móveis, e da utilização de pequenos computadores embarcados em placa única de baixo custo no ambiente educacional.  Análise qualitativa de caso, a partir do corpo textual das equipes, que relataram o processo de ensino-aprendizagem no uso dos processadores de texto vinculados com a planilha de cálculo, de forma simultânea, colaborativa e participativa no ambiente da computação em nuvens. A partir da inferência lexicográfica e da similitude dos registros mostraram que apesar desta geração já estarem conectados há mais de uma década, ingressam desconhecendo as potencialidades da aplicação dos clássicos processadores de texto, da digitação por voz, do vínculo com  as planilhas de cálculo e outras formas de conexões entre as mídias digitais. A facilidade de publicar material digital (ePub) e permitir que a partir de leitores (e-book) possam configurar formatos, tamanho da fonte para leitura ou por voz configurável em diversas línguas que desejar, existentes em todos os dispositivos móveis. Portanto refletir sobre metodologias ativas integradas com a tecnologias digitais para favorecer o engajamento dos alunos e as possibilidades de formação continuada dos professores na interação dessas propostas ao currículo.


 

Publicado
2019-07-08
Como Citar
MORIMITSU, Paulo Wataru; TOMAZ, Alzeni de Freitas. ENSINO-APRENDIZAGEM COM MÉTODOS INOVATIVOS. Revista de Educação ReAGES, [S.l.], v. 1, n. 3, p. p. 40-45, jul. 2019. ISSN 2526-6594. Disponível em: <http://npu.faculdadeages.com.br/index.php/revistadeeducacao/article/view/257>. Acesso em: 12 ago. 2020.
Seção
Artigos Originais