A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Anilton da Silva Estevam Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Policia Militar da Bahia (PMBA)
  • Wnilma Silva de Souza Mestranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jaciara Amanda Ferreira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Elisângela Lima Sá Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Janaina oliveira de Sá Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Rosineide Soares dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf
  • Michelle Vieira de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf

Resumo

O presente artigo trata da importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, com foco na realidade vivida pelas crianças e professores na educação infantil. Para a discussão fosse possível buscou-se realizar a conceituação de termos como ensino-aprendizagem, educação infantil, ludicidade e corporeidade, além de se realizar a discussão sobre o papel da ludicidade na educação infantil, consolidado a visão existente sobre a temática. Para tanto foi utilizada como proposta metodológica a pesquisa bibliográfica. Constatou-se a importância da ludicidade em todas as fases da educação e a necessidade em se investir em capacitação por parte do corpo docente, para torna-lo apto para o desenvolvimento das atividades lúdicas em alinhamento com a árvore curricular e a proposta pedagógica da instituição de ensino.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Janaina Oliveira de Sá

Publicado
2019-07-08
Como Citar
ESTEVAM, Anilton da Silva et al. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista de Educação ReAGES, [S.l.], v. 1, n. 3, p. p. 15-19, jul. 2019. ISSN 2526-6594. Disponível em: <http://npu.faculdadeages.com.br/index.php/revistadeeducacao/article/view/198>. Acesso em: 12 ago. 2020.
Seção
Artigos Originais